Imagine um bairro onde a segurança é monitorada 24 horas por dia por uma inteligência artificial avançada, capaz de prever incidentes e alertar as autoridades em tempo real. Parece coisa de filme de ficção científica, mas essa é a realidade em Jurerê Internacional, devido ao monitoramento de cerco eletrônico preditivo que a Urbanii implementou na região.
A tecnologia implementada não apenas reconhece todos os veículos que trafegam, especialmente durante períodos incomuns como a madrugada, mas também cruza essas informações com dados históricos de tráfego para identificar padrões de repetição e movimentação.
“Essa análise detalhada permite prever incidentes de segurança e alertar as autoridades de forma proativa. Com isso, a análise preditiva utiliza técnicas de aprendizado de máquina para prever ocorrências futuras com o potencial de evitar que o incidente contra o seu patrimônio ocorra”, comenta Rubem Henrique, especialista em Segurança Pública e Patrimonial.
Resultados apontados pela I.A foi com relação ao trânsito, entre os meses de junho a agosto deste ano
Foi registrado em junho 2.006 veículos únicos. Em julho, 2.157 veículos únicos que trafegaram dentro dos limites do cerco eletrônico. Já em agosto, tem um tráfego de 2.330 veículos. Os registros revelam que do dia 1 de junho até o dia 31 de agosto houve um aumento progressivo de veículos dentro do cerco eletrônico com a Rua das Miraguaias, registrando o maior tráfego. Já 32 veículos entraram no perímetro do cerco no horário crítico, entre duas e quatro horas da manhã, onde há maior incidência de eventos de segurança indesejados. Já no mês de julho, foram 20 veículos e, em agosto, 28 veículos. A atuação da I.A nesses horários críticos contribui para a identificação de padrões de movimentação que podem ser indicativos de ameaças, permitindo uma análise preditiva e preventiva para uma melhor gestão e gerenciamento dos riscos patrimoniais.
Finalmente, os dados da Inteligência Artificial do cerco eletrônico mostram os dias que registraram maior tráfego de veículos, destacando a quinta e a sexta-feira como os dias mais movimentados da semana. Analisando o tráfego de veículos por hora em cada dia, registramos às 11 horas da manhã como o horário de maior movimentação. A coleta de dados do cerco eletrônico registrou entre os meses de junho, julho e agosto um total de 6.493 veículos únicos, dos quais dois veículos com fundada suspeita. Novas câmeras e sensores foram adicionados na região do Passeio dos Namorados, ampliando a cobertura do cerco eletrônico.
“É incrível ver como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na segurança pública. A inteligência artificial monitora, analisa e prevê possíveis incidentes, o que nos dá uma sensação de segurança sem precedentes,” compartilha o especialista.
Vale lembrar, que a Urbanii, empresa que detém as informações possui um compromisso inabalável com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), resguardando a privacidade dos moradores e visitantes está garantida. A análise de tráfego de veículos e pessoas é feita de forma ética e responsável, focando sempre na segurança e bem-estar da comunidade e entregue as forças de segurança.
Aperte o play e assista o relatório criado por I.A. – clique aqui.
Informações à Imprensa
Mirian Morfim da Silva | @mirianmorfim
48 98464-9320
Deixe o Seu Comentário