Na manhã desta segunda-feira, 30, a Urbanii anunciou a implementação de um inovador programa de urbanidade na Avenida dos Salmões, em Jurerê Internacional. O projeto, que conta com a instalação de câmeras de monitoramento e outras tecnologias avançadas, busca aumentar a segurança na região, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para moradores e visitantes.
O plano de trabalho para a Avenida dos Salmões define e organiza as ações necessárias para alcançar os objetivos estabelecidos no projeto de monitoramento urbano. Financiado por parcerias público-privadas e pela colaboração da sociedade civil organizada, o projeto não gera custos adicionais para a administração pública e está em total conformidade com a legislação. “Este é um exemplo claro de como a colaboração entre diferentes setores pode atender às necessidades da cidade, como a manutenção de espaços urbanos e a segurança pública”, destaca o responsável pelo programa de urbanidade do Norte da Ilha da Urbanii, Rubem Henrique.
A Avenida dos Salmões, localizada no bairro de Jurerê Internacional, é uma região muito frequentada por turistas e moradores, sendo um ponto de referência para chegada e estacionamento do público em geral. Embora as autoridades estejam constantemente presentes para conter o crime, a ausência de câmeras pode encorajar infratores e dificultar a responsabilização. Em resposta a essa situação, a comunidade local decidiu apoiar ainda mais as ações de segurança pública por meio da implementação de um sistema de monitoramento com câmeras modernas, com controle e gestão exclusivos da Secretaria de Segurança Pública.
O tratamento dos dados capturados pelas câmeras de vídeo será realizado com o objetivo de prevenir a quebra da ordem pública e auxiliar na identificação de agentes em situações que envolvam a prática de infrações penais e administrativas. As imagens serão acessadas exclusivamente pelas autoridades, com controle de acesso para garantir a proteção dos dados.
“Estamos comprometidos em cumprir rigorosamente as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assegurando que todos os procedimentos relacionados ao tratamento de dados pessoais sejam realizados de maneira ética e em conformidade com a legislação vigente”, afirmou o responsável pelo programa.
O projeto foi implementado em quatro etapas: Análise de Requisitos e Viabilidade do Projeto, que inclui a definição do escopo com engajamento das partes interessadas e detalhamento do plano de ação; Criação do Cronograma, com elaboração do orçamento de material e mão de obra, e análise final dos recursos necessários; Execução do Serviço, que envolve a implementação do plano de trabalho e coordenação das equipes para execução das tarefas; e Monitoramento e Controle, com acompanhamento da obra, conclusão do projeto, avaliação dos resultados e documentação das lições aprendidas.
Com o projeto foi instalado 13 câmeras de alta resolução, dois totens e três postes. Além disso o programa contará com o monitoramento por inteligência artificial, que fará análise preditiva dos dados, acesso controlado às autoridades policiais e atendimento 24 horas com suporte via WhatsApp.
Importância da Participação Comunitária
A implementação deste programa de urbanidade reforça a importância da participação da comunidade e do empresariado local nas ações de segurança pública. “Projetos como este são fundamentais para promover um ambiente mais seguro e fortalecer a cooperação entre o setor privado e o poder público”, ressalta Rubem Henrique. A iniciativa visa não apenas aumentar a segurança na região, mas também fortalecer o senso de cooperação comunitária, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.
Informações à Imprensa
Mirian Morfim da Silva | @mirianmorfim
48 98464-9320
Deixe o Seu Comentário